O grande vencedor da categoria de melhores produtos aplicados do conceituado concurso “Building Of The Year 2023”: O convento do Beato

Hoje voltamos a destacar este trabalho, não só pela distinção que recebeu, mas pelo desafio técnico que representou para a equipa DVM e pelo deslumbrante resultado final ( não nos cansamos de olhar para ele!)

O teto da sala principal do reconvertido Convento do Beato foi tecnicamente complexo. Conseguir dar forma ao projeto de arquitetura concebido pelo atelier “Risco”, trabalhar em altura, e garantir toda a funcionalidade necessária só foi possível com uma equipa experiente e especialista em tetos.

“Um teto estruturalmente leve, tecnicamente eficiente e arquitetonicamente coerente com os alçados do claustro. A solução adotada consiste num sistema de telas dispostas ortogonalmente que formam um conjunto de “favos” que são iluminados por cima por claraboias. Estas oferecem isolamento térmico e acústico pelo exterior e abrem-se mecanicamente em caso de incêndio. Os “favos de mel” foram revestidos com material absorvente de som altamente eficiente, o que aumentou o conforto interior e a qualidade do som. Dutos de ar condicionado foram construídos na periferia desta estrutura.

A nova cobertura respeita e valoriza as proporções dos alçados do claustro, ao mesmo tempo que expressa uma linguagem marcadamente contemporânea. O contraste entre os planos verticais, de pedra trabalhada, e o teto, de reboco liso e branco, valoriza o espaço, introduzindo uma complexidade que antes não existia.”

Arquitetura, engenharia e mestria deram vida a este teto fabuloso.

Parabéns a toda a equipa DVM